domingo, 1 de março de 2015

MOTOCICLISMO E MOTOCICLISTAS

O motociclismo é a modalidade esportiva que envolve o uso de motos em diversas formas competitivas como velocidade, motocross e outras.
A primeira prova de motociclismo que se tem conhecimento aconteceu no dia 29 de novembro de 1897, em Surrey, subúrbio de Londres, na Inglaterra. A prova, chamada de Motorcycle Scrambles, foi o nascimento do motociclismo de competição. Aliás, os ingleses criaram a expressão "Se existe alguma coisa melhor que motocicleta, Deus guardou-a para si no céu" ("If there is anything better than a motorbike, God must have kept for him in heaven").


Em 22 de dezembro de 1904, é criada a Federação Internacional de Motociclismo. Porém, somente após a 2ª Guerra Mundial que começou a ser realizado o campeonato mundial. O torneio das nações começou a ser disputado em 1947, o Mundial de Cross, em 1957. O maior campeão da modalidade foi o italiano Giacomo Agostini, com 15 títulos mundiais em várias categorias. O nome de Giacomo Agostini está indissoluvelmente ligado ao da marca MV Agusta.


No Brasil o termo "motovelocidade" é usado para denominar as competições em autódromos ou circuitos asfaltados, já em Portugal usa-se a expressão "motociclismo de velocidade" ou simplesmente "velocidade". É praticada com motos de rua preparadas ou protótipos de competição.
O dia do motociclista é comemorado no Brasil no dia 27 de julho.

Motociclista:
Motociclista é o indivíduo que possui ou faz uso de moto para razões não profissionais.
Comumente o termo "motociclista" é usado para desambiguação perante o termo moto-boy, ou seja, motociclista é aquele que usa moto para lazer, locomoção, diversão ou esporte, mas não como meio de trabalho.


mo.to.ci.clis.ta s m+f (moto5+ciclo2+ista) Pessoa que conduz uma motocicleta. 2
motoqueiro mo.to.quei.ro adj+sm (motoca+eiro) gír Diz-se do, ou o que anda de motocicleta. 3
No geral, contudo há exceções; Consideram de suma importância o uso de equipamentos de segurança, e costumam trafegar dentro das normas de trânsito com responsabilidade e cautela, preocupando se muito com sua integridade física e de sua motocicleta.


Toninho

Nenhum comentário:

Postar um comentário