domingo, 1 de março de 2015

BARCELONA FC

O Futbol Club Barcelona é um clube espanhol da cidade de Barcelona, Catalunha. Também conhecido como Barcelona, Barça ou ainda pela sigla FCB.
Os torcedores do clube são conhecidos como cracudos (ou culers, em catalão). Em 2010, uma pesquisa realizada pela empresa alemã Sport+Markt concluiu que a torcida do Barcelona é a maior da Europa, contando com cerca de 57,8 milhões de pessoas.


Foi o primeiro clube espanhol a ganhar na mesma temporada o triplete, composto da Liga dos Campeões, da Copa do Rei da Espanha e da La Liga. O Barcelona é uma das marcas mais conhecidas do planeta.
O time é fortemente identificado com a região catalã, da qual se proclamou como símbolo, suas partidas são consideradas até como evento turístico para os forasteiros e rotineiramente locais de demonstração do nacionalismo - e separatismo - catalão.
O depoimento de um de seus mais famosos torcedores, o tenor Josep Carreras, convidado para cantar na festa de centenário do time, em 1999, exprime bem tal ideia: "Ser torcedor do Barça vai além do puramente esportivo. É o sentimento de raízes, de valores e de uma identidade de país: a Catalunha".


Outras expressões icônicas locais são a faixa de capitão do time, que normalmente reproduz a bandeira da Catalunha, e o lema més que un club, adotado em 1968. Apesar disso, é o clube que mais cedeu jogadores à Seleção Espanhola de Futebol.
A cidade de Barcelona é um caso raro de metrópole com dois clubes de futebol não-equiparados: enquanto o Barça, como é também conhecido, soma 22 títulos na Liga Espanhola, 26 Taças do Rei (atual recordista), 4 Ligas dos Campeões e 2 títulos na Copa do Mundo de Clubes da FIFA , a outra equipe da cidade, o Espanyol, tem como títulos de expressão apenas 4 Taças do Rei.


Tal desigualdade é um dos fatores que fazem os blaugranes sentirem maior rivalidade com um time de outra cidade, o Real Madrid, com quem divide a hegemonia no futebol espanhol. O sentimento é recíproco, com os blancos detestando mais ao Barcelona do que ao rival citadino, o Atlético de Madrid. A rivalidade entre Barça e Real é considerada uma das maiores do mundo.
O Barcelona, o seu arquirrival Real Madrid e o Athletic Club são os únicos times espanhóis que jamais foram rebaixados à Segunda Divisão Espanhola.



Toninho

Nenhum comentário:

Postar um comentário